quinta-feira, 25 de setembro de 2008

BuCéFalo

Você sabe o que é isso?
Bucéfalo?? Já te chamaram disso?
É simplesmente o nome do cavalo de Alexandre o Grande, ou quem é cabeçudo, ou quem é burro, ou um verme parasita que vive em barriga de peixe.
Interessante não?
Mas a minha duvida , que tem martelado em minha cabeça, é simplesmente : Quem começou a nominar as coisas??
Tipo , porque porta chama porta? Porque livro chama livro, e nao conjunto de paginas escritas? Porque conjunto chama conjunto?
Ahh, quem foi que deu nome as coisas, porque eu tambem nao posso dar nome? temos que pensar tambem no Latim, que foi nossa lingua mãe, e no tupi, mas mesmo assim...
Quero saber quem deu nome as coisas, e quem aceitou, e todo mundo aceitou também!
Entao fui procurar saber mais sobre isso...e acabei descobrindo que por exemplo as novas palavras são formadas através de junções, reduções, adaptações, utilizações em outros contextos. Essas daí, por sua vez, surgiram de outras, muito mais antigas, que têm origem nas primeiras tentativas de comunicação entre os homens. Nessa época remota, talvez as palavras tenham sido formadas pelos sons que cada objeto, animal ou pessoa emitia. "Mãe" não lembra os primeiros sons dos bebês ao mamar?
"Ao dar nome às coisas, o ser humano se apropria delas. Elas passam a fazer parte da cultura, do cotidiano, das posses das pessoas. Hoje em dia, isso é bem mais difícil. Quando nascemos, a maioria das coisas com as quais teremos contato em nossa vida já tem um nome definido." (http://www.digestivocultural.com/)
Mas, quando ganhamos um animalzinho, não damos um nome a ele? E se eu quiser chama-lo de suhaskjhasdasui , nao deixa de ter um som, e uma junçao de fonemas, não?sim?
Ah que coisa complexa...
Deixa pra lá, nao faço letras mesmo!
Mas para para pensar, porque uma faculdade para se estudar a lingua portugues, se chama letras? porque se estuda além das letras, não?
Aaaahh...chega!
Alias, Basta!
Ponto Final!


O trecho do texto outrora citado e não fiz a referência.

"Ao dar nome às coisas, o ser humano se apropria delas. Elas passam a fazer parte da cultura, do cotidiano, das posses das pessoas. Hoje em dia, isso é bem mais difícil. Quando nascemos, a maioria das coisas com as quais teremos contato em nossa vida já tem um nome definido."

Não foi EU quem escreveu isso, portanto, estou dando o devido crédito. Procure no Google, é um texto publicado no Digestivo Cultural.



2 comentários:

S.L. disse...

nossa!
quando eu era pequena pensei uma vez isso e agora sinto lembranças da infância vindo a tona!
então lá vai,
porque tesoura chama tesoura?
não tem nada a ver com tesouro,
e não tem nenhum verbo como Te Soura.
Te Sourei ?
no caso, Te zourei ?

quem que inventou o mundo afinal ?
vou dar uma reclamadinha com ele(a)!

Adriana disse...

L. M., você citou um trecho de um texto meu e não fez a referência.

"Ao dar nome às coisas, o ser humano se apropria delas. Elas passam a fazer parte da cultura, do cotidiano, das posses das pessoas. Hoje em dia, isso é bem mais difícil. Quando nascemos, a maioria das coisas com as quais teremos contato em nossa vida já tem um nome definido."

Não foi você quem escreveu isso, portanto, dê o devido crédito. Procure no Google, é um texto publicado no Digestivo Cultural.

Adriana