Depois de muito pensa, analisar... Resolvi que vou relatar algumas de minhas experiências profissionais, que ao longo de 5 anos pude agregar em meu curriculum pessoal, não deixarei de dar algumas dicas e toques de como se portar em algumas situações, e deixo bem claro para não repetirem em modo algum o que falo aqui! não é saúdavel!!
Pensando se seria imoral, ou anti-ético, logicamente, não revelarei nem por decreto-lei, nomes de pessoas, locais ou escritórios, em que ocorreram os fatos aqui narrados, apenas acreditem...foi real!
Vou começar do primeiro ano, até os dias atuais...
No minha primeira entrevista de estágio, fui toda emperequetada, maquiagem, saltão, como eu não tinha nada social, muito menos dinheiro para comprar em cima da hora alguma roupa social, usei a roupa que usava para ir em balada, uma blusinha e uma calça jeans, e lá fui eu...
Cheguei uns 20 minutos mais cedo, me apresentei para a secretária que pediu que aguardasse, depois de quase 50 minutos de espera, finalmente fui chamada a tão sonhada entrevista, entrei na sala, e começa a sabtina... casada? filho? disponibilidade? até ai normal...e o pior é quando vem, me fale sobre suas experiências profissionais... oi? então pra que curriculum? não sabe ler Dr?
Mas enfim, falei a respeito de trabalhos anteriores, cuidado com intonação de voz, e muitos gestos as vezes podem atrapalhar! Principalmente, as gírias!!!
Enfim, foi me perguntando, onde fazia faculdade, o motivo pelo qual havia escolhido a profissão, se eu queria advogar ou tinha pretensão em algum concurso publico, e ai começa a parte que é mais temida, qual a area que você mais gosta? porque?
Ahhh, mas quando que vão entender? Quandooo???
A resposta real deveria ser : ahh olha, to aqui pela vaga, se não tenho experiência, não tem como eu gostar de alguma area em especifico, é pura lógica!
Mas a resposta é : ahh, eu tenho afinidade por direito civil
Mas rápido como um raio lá vem a outra : é mesmo? mas qual parte especificamente?
Resposta real : nenhuma, pois não estudei nada ainda, estou na introdução!
Mas a resposta é : hum, mais de contratos... (lógico, pois é o que eu estou começando a estudar isso agora!)
O grande erro de todos é querer passar uma imagem daquilo que não se é, e pode sair sem deixar uma porta aberta, apesar dos pesares, eu sobrevivi a entrevista, e fui convidada a fazer parte da equipe, mas deixei bem claro que não tinha experiencia profissional alguma.
No primeiro dia o Dr., me disse, vá ao forum e veja o andamento desse processo para mim, então vc anota tudo desde nossa ultima petição entendeu? Fiz que sim com a cabeça e fui, consegui chegar ao fórum sem maiores sufocos, achei o cartório, no balcão pedi, o processo, e me veio a resposta : Está CONCLUSOS... e respondi : o.k, mas você pode pegar para mim? A ingenuidade e a falta de vocabulário do dia-a-dia juridico, nos faz passar por algumas dessas situações, a cartorária simplesmente sorriu, e me perguntou se era o meu primeiro dia, disse que sim, e então ela me explicou o tal do conclusos...
Pode rir... mas foi tenso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário